Hoje é comemorado mundialmente o Dia do Cão e para aprimorar os seus conhecimentos sobre as raças, vamos compartilhar algumas curiosidades sobre o Husky Siberiano.
Os cães encantam pelas suas particularidades únicas que os tornam atraentes e interessantes. Cada um deles possui características de aparência e personalidade que impressionam os admirados.
Como o próprio nome sugere, a raça Husky Siberiano teve origem na Sibéria, uma região da Rússia, durante a pré-história. Integrantes da tribo nômade Chukchi são considerados seus primeiros tutores. Eles colocavam os cães lobos para puxar trenós e caçar.
A expansão da raça começou por conta das competições de trenó, até que em 1909 eles chegaram até o Canadá para uma competição e ganharam muito destaque pela velocidade e resistência em provas de longos percursos.
Na década de 90, os Huskys começaram a ser enxergados como animais companheiros, principalmente na América do Norte e assim foram se espalhando pelo globo. Mas, sem dúvidas, as regiões extremas e geladas são as que mais idolatram a raça.
Vamos de curiosidades?
- Estudos comprovam que a raça é a quarta mais antiga do mundo;
- Comum a heterocromia, caracterizada pela presença de um olho de cada cor;
- Uivadores natos, como os lobos. Seus uivos podem ser ouvidos até 15 km de distância;
- Conseguem emitir sons diferentes;
- Esses cães se sentem muito mais a vontade em ambientes gelados, com neve;
- Corredor brilhante, além de serem resistentes ao frio podem percorrer longos percursos;
- Eles se adaptam bem em qualquer ambiente, o clima temperado não é uma barreira;
- Possuem fortes semelhanças físicas com os lobos, mas não descendem deles;
- São animais afetuosos, companheiros, inteligentes e alegres;
- Se relacionam bem com crianças, se tornando um ótimo animal de estimação;
- Ganharam destaque como cães mensageiros durante a Segunda Guerra Mundial;
Curiosidade extra
Vocês lembram do Balto? O Husky mestiço que ganhou um filme com sua história pela Disney. Ele ficou popular pela aventura que comandou em 1925, quando salvou crianças no Alasca. Elas contraíram difteria, uma doença transmissível causada por uma bactéria que atinge os órgãos respiratórios, e necessitavam de medicações específicas.
Foi então que um grupo de homens com seus trenós e cachorros decidiram enfrentar um trajeto perigoso para salvar a vida dessas crianças. Porém, no caminho alguns deles morrem, incluindo os cães e os seus guias, mas Balto comandou o percurso e após cinco dias alcançou o destino. Eles foram considerados heróis e ganharam espaço na mídia do país inteiro.
Uma raça cheia de curiosidades marcantes. Exigem atenção de adestramento e socialização ao serem inseridos na família e os principais cuidados são com escovação dos pelos e dos dentes, pois possuem grande predominância de adquirem tártaro.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 25 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário