O mundo animal é muito guiado por sentidos e o olfato é um dos principais. Quando o bichano se auto higieniza ele garante seu cheiro natural e isso contribui com a sua proteção diante aos outros animais. Por natureza os gatos já são super higiênicos, as suas línguas possuem um conjunto de filamentos finíssimos que agem como uma escova, o que contribui com uma limpeza eficiente.
Porém, sempre surgem dúvidas em relação aos banhos em gatos. Algumas situações pontuais exigem esse cuidado de higiene, mas como disse, são pontuais. Em alguma circunstância o animal pode se sujar com substâncias prejudiciais à saúde, como: graxa automotiva, cal e entre outros.
Principais perigos em dar banho em gatos
Estresse
Medo de água é uma característica ancestral dos gatos domésticos, tentar forçá-los em um banho pode desencadear problemas cardíacos sérios e acabar machucando o animal.
O melhor é acostumar ele desde filhote, assim quando for adulto já estará mais adaptado.
Temperatura da água
A água fria pode torná-los suscetíveis a doenças, já a água quente pode causar problemas dermatológicos. Os gatos são muito sensíveis, o ideal é uma água morna.
Frequência
Os felinos possuem óleos naturais que protegem a sua pele, portanto o banho só é necessário quando há contato com produtos tóxicos e a frequência indicada é de 5 semanas ou 6 meses, depende muito da reação e da pelagem do animal. Em casos de incidentes frequentes, o melhor é procurar um médico veterinário.
Dicas de como dar banho em gato
1 – Opte por uma pia ou bacia grande, não encha muito, pois pode assustá-lo
2 – Segure a nuca com uma mão e o tronco com outra, isso vai te ajudar a evitar arranhões
3 – Em seguida solte o animal aos poucos, com movimentos suaves para não assustá-lo
4 – Molhe o corpo do animal (exceto a cabeça) e esfregue com um shampoo específico
5 – Na hora de limpar a cabeça, evite o contato da água com os ouvidos, nariz e olhos
6 – Tome o cuidado de enxaguar bem o bichinho, pra nenhum resíduo irritar a pele
7 – Não use secadores de cabelo, pois podem assustar o gato, escolha uma toalha macia
Depois de finalizar o banho, o ideal é oferecer um petisco de recompensa ao animal, assim ele vai associar o banho como algo positivo.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário