Se você é adepto de medicamentos fitoterápicos, 100% naturais e valoriza o poder medicinal dos chás, provavelmente já cogitou introduzir na rotina do seu cãozinho. Mas, eu imagino que a dúvida sobre ser ou não a melhor opção pode te travar. Pensando nisso, preparamos esta matéria completa, pra você tirar de uma vez por todas as suas dúvidas e descobrir a verdade sobre chás para cães.
Antes de tudo, preciso te informar que os pets também podem se beneficiar com plantas medicinais, infusões e cápsulas, portanto sim, cães podem tomar chás, porém não é todo tipo de chá e vou te explicar melhor a seguir.
Chás x Cães: quais ervas podem ser utilizadas
Chá é uma bebida humana e deve ser administrada ao cão com moderação. Sempre leia os rótulos, caso compre em celeiros ou mercados, para garantir que não possui cafeína. Vale ressaltar que chás são antioxidantes e contribuem na prevenção de células formadoras de câncer.
Camomila
O chá de camomila é um ótimo calmante natural. Pode auxiliar cães que sofrem de ansiedade, insônia, inflamações e até mesmo ajudar em problemas digestivos decorrentes de estresse ou nervosismo.
Boldo
Uma segunda alternativa para problemas digestivos é o chá de boldo. A erva ajuda na digestão e combate problemas no fígado.
Valeriana
Seus efeitos sedativos e relaxantes ajudam em casos de nervosismo, estresse, insônia e dores musculares.
Lavanda
É uma planta para se ter no ambiente onde seu animalzinho fica. O aroma da lavanda ajuda a melhorar a ansiedade e o estresse. Caso houver prioridade, o tutor pode optar pelo óleo essencial.
Cachorros podem tomar chá com cafeína?
Não! Você precisa manter muita atenção e cuidar para que ele não ingira a cafeína, pois ela é extremamente tóxica ao organismo dos cães.
Você pode identificar se seu cão está com intoxicação através dos seguintes sintomas:
- Vômitos
- Tremores
- Convulsões
- Inquietação
- Frequência cardíaca elevada
Se o seu cão apresentar os sintomas, procure imediatamente um médico veterinário. Sempre recomendamos também que o animal passe por uma avaliação antes de começar administrar os chás, para evitar qualquer reação negativa, afinal alguns bichinhos podem ter alergia ou intolerância às ervas.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário