Você provavelmente já sabe que algumas raças de cães são ótimos para conduzir rebanhos e gados. Os chamados “cães de pastoreio” possuem instintos naturais e diretamente conectados com as suas funções exercidas antes da da domesticação.
Antigamente raças como: Border Collie, Pastor Alemão, Boiadeiro Australiano, Pastor-de-shetland e Welsh Corgi Pembroke eram criadas para pastorear, ou seja, conduzir e cuidar de rebanhos de vacas, bois e ovelhas.
Eles sempre foram basicamente protetores de fazendas e sítios e contribuem para manter os animais reunidos no mesmo local.
Conheça as habilidades que se destacam
Sem dúvidas uma das principais habilidades que se destacam nas raças de cães de pastoreio é a inteligência. O Border Collie, por exemplo, é eleito o cão mais inteligente do mundo. Mas não é só isso, eles também possuem:
- Uma personalidade obediente e disciplinada
- Facilidade em aprender
- São comunicadores eficientes
- Ágeis
- Tem um forte instinto protetor
- Boa audição
- Temperamento dócil e manso
Além das habilidades, eles se destacam por terem porte grande e médio e pela facilidade de aprendizado para as atividades de pastoreio. Eles agarram a missão e são muito bons nisso. Além de desenvolverem naturalmente a missão de protetores e vigilantes.
Quais as vantagens de ter um cachorro pastoreio?
As raças citadas acima tem uma conexão forte com as atividades no campo. Apesar de hoje em dia viverem no meio urbano, eles podem apresentar grandes utilidades no rural.
Um cão de pastoreio bem adestrado, consegue cuidar de até 100 gados, ou até 400 ovelhas, São números significativos e que apresentam bons resultados em pequenas criações pecuárias.
Os cães também têm a capacidade de avisar os donos de qualquer alteração na rotina dos rebanhos. Através dos latinos, alertam sobre invasões, dispersões dos animais e até mesmo ameaças por perto.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 25 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário