Você sabia que o seu cãozinho ou gatinho pode desenvolver Urolitíase, também conhecida como pedras no rim? Sim, infelizmente eles estão propensos a isso e além de atingir o rim, as pedras podem se desenvolver na bexiga e uretra.
Reconhecer os sinais que o animal apresenta é fundamental para um tratamento precoce. Eles normalmente apresentam sintomas bem específicos, ficam amuados, não demonstram interesse em tomar água e que as urinas ficam mais curtas e frequente.
É importante que como tutor, você observe essas alterações de comportamento e procure um médico veterinário de sua confiança o mais rápido possível, para realizar um diagnóstico e começar o tratamento.
As causas são inúmeras e dentre os fatores que mais influenciam estão as alterações do pH, a baixa ingestão de água, o aumento na concentração de minerais e proteínas dietéticas, infecção urinária e a falta de inibidores de cristalização na urina.
Além disso, também existem as predisposições das raças a desenvolverem o problema, que agravam a situação, como a má formação congênita, aumento do cálcio no sangue, hiperparatireoidismo e hiperadrenocorticismo.
Como posso prevenir que isso afete o meu pet?
Tudo começa na alimentação, a dieta para cães nessa situação é o principal meio de prevenção. Você pode investir em rações formuladas para o controle dos cálculos renais, porém o prazo é determinado pelo veterinário conforme a realidade de cada animal.
Como recurso fundamental, também tem a correção do pH, estimulado através da ingestão correta de água e micção. Sem contar na realização dos exames preventivos de sangue e imagem que ajudam a identificar quaisquer alterações.
Mantenha o acompanhamento do seu pet a um médico veterinário em dia, faça os exames preventivos e fique de olho em qualquer alteração de comportamento que ele apresentar.
Invista também em um Convênio Pet para evitar apuros em momentos de emergência. Com a Comvet você cuida daqueles que estão sempre te acompanhando em todos os momentos da vida. Dê amor, carinho, de sustento, mas também dê segurança! Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e invista no bem-estar do seu pet.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 25 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário