Na hora de se preparar para curtir as férias viajando, muitas famílias entram em dilemas sobre o assunto e em como curtir esse momento junto com seus pets, porque afinal eles são como filhos e a parceria merece momentos de diversão juntos.
Pensando nisso, preparamos essa matéria com todas as informações que você precisa na hora de levar seu animal de estimação junto na viagem.
Quais os critérios para escolher o destino da viagem?
- O destino precisa ser pet friendly e aceitar hospedagem de animais
- Você precisa apresentar certificação de saúde e comprovantes de vacinas
- O local tem que possuir barreiras e telas de proteção para evitar fugas
- Consultar se o animal pode circular nas áreas comuns
O que devo levar na mala do meu pet?
- A ração que ele está acostumado a comer
- Os brinquedinhos favoritos para entreter
- A caminha dele, para tornar a estadia mais confortável
- Medicamentos, caso esteja fazendo uso de algum
Como agir em viagens de carro e viagens de avião
No caso das viagens de carro, as paradas são indispensáveis, afinal o animal precisa parar, beber água, fazer as necessidades, se movimentar e assim evitar dores musculares.
Já em viagens de avião, a gente sabe que é um pouco mais complicado, mas se a companhia aérea concordar e aceitar o transporte na cabine, você pode usar o banheiro da aeronave para soltá-lo. Em caso de animais de grande porte, normalmente as companhias aéreas oferecem serviços de transporte de animais.
Dicas importantes: em viagens longas, alimente seu pet com pequenas porções antes e durante as paradas e também ofereça água. No caso de viagens curtas, até duas horas, alimente-o antes da viagem e quando chegar ao destino.
Cuidado com a temperatura do ambiente e com os barulhos, todo tipo de estresse deve ser evitado. Você pode usar florais ou feromônios para evitar tensões e ansiedades, consulte o médico veterinário para uma orientação maior.
Invista em tapetes higiênicos para atender as necessidades do seu amigo e manter a higiene do ambiente que ele vai ficar.
Mantenha atenção com as temperaturas, ele não pode sentir a diferença muito bruscamente isso pode incomodá-lo. Em caso de temperaturas muito baixas o ideal é investir em roupinhas.
Leia também: Tudo o que você precisa saber para transportar seu pet no carro
Para entender tudo sobre como transportar animais no carro e viajar com segurança!
Vou viajar sem meu pet, será que ele vai ficar bem sozinho?
Algumas questões devem ser levadas em consideração na hora de viajar com ou sem o bichinho, pois a quantidade de dias ou dependendo do destino da viagem, ela pode acabar sendo uma experiência ruim para ambos.
Os gatos muitas vezes se adaptam melhor em casa do que em lugares estranhos, levá-los sem a segurança para evitar fugas ou estresse do animal pode não ser uma boa ideia. Nesse caso, o melhor a fazer é contratar uma cat sitter para cuidar dele. Viagens curtas de fim de semana são adaptáveis para eles ficarem sozinhos em casa, mas em viagens longas o melhor é levar junto.
Já os cachorros não se dão bem sozinhos, eles necessitam mais da presença do tutor e possuem a necessidade de cuidados maiores. Portanto é necessário avaliar o perfil do seu animal antes de pensar em deixá-lo sozinho nem que seja por um fim de semana.
Caso opte por não levar seu animal de estimação junto na viagem, procure por serviços de hospedagem animal, pet sitters ou parentes/amigos que possam cuidar com carinho e responsabilidade deles enquanto vocês tutores estão fora.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário