Você sabia que existem doenças, comuns entre os seres humanos, que podem também atingir o seu animal de estimação? Separamos 10 exemplos para você conhecer e conseguir identificar os principais sintomas. São elas: Diabetes; Depressão; Obesidade; Alergia alimentar; Insuficiência renal; Incontinência urinária; Problemas de tireóide; Vírus da imunodeficiência canina (FIV); Gripe e Câncer.
Estar atento aos sinais que seu bichinho revela é super importante. Pois além de prevenir doenças, esta atenção também pode ajudar a realizar tratamentos mais adequados e eficazes.
Diabetes
Uma das doenças comuns entre os seres humanos e os pets é a diabetes. O organismo animal também pode parar de produzir insulina ou fazer isso em pouca quantidade. Entre os principais sinais de alerta estão:
- Perda de peso
- Alterações no apetite
- Aumento no volume de urina
- Aumento na ingestão de água
- Vômito e prostração são sintomas de urgência
Depressão
A depressão é uma doença psiquiátrica comum entre pessoas, mas que também pode acarretar seu animal de estimação e ser desencadeada por diversos fatores externos, como:
- Ausência do dono
- Mudanças de rotina
- Mudança de hábitos na rotina
- Mudança de casa ou ambiente
- Alteração dos horários de passeios e de alimentação
O animal pode manifestar os seguintes sinais da doença: lamber e morder as patas de forma excessiva, o aparecimento de dermatites, perda de peso, apatia, isolamento de outros animais e a falta de apetite e ânimo.
LEIA TAMBÉM: https://comvet.com.br/pandemia-como-identificar-os-efeitos-e-entreter-seu-pet-dentro-de-casa/
Obesidade
A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura, isso ocorre por conta de alterações no balanço energético do animal. Fatores como o sedentarismo e dietas inadequadas contribuem para o problema. Entre os principais sinais, estão:
- Sede excessiva
- Sinais de hipertensão arterial
- Falta de fôlego na hora do passeio
- Mudança na aparência física, o animal fica mais rechonchudo
Você pode contribuir com a prevenção através do: estímulo à prática de atividades físicas, passeios e brincadeiras, controle da alimentação, investir em alimentos adequados e respeitando a quantidade de ração diária.
Alergia alimentar
Algumas substâncias como aditivos e conservantes contidos em alimentos podem acarretar em respostas imunológicas que são perigosas e com riscos à vida do animal. Elas são manifestadas através de:
- Diarréia
- Vômitos
- Coceira
- Vermelhidão
- Ferimentos na pele
Insuficiência renal
Caracterizada pela alteração na capacidade de filtragem dos rins, a insuficiência renal é perigosa, pois retêm ureia e creatina, dois componentes tóxicos no sangue e elimina nutrientes importantes através da urina, como: a água, vitaminas e proteínas.
Os principais sintomas manifestados pela doença, são:
- Vômitos
- Diarréia
- Anemia
- Perda do apetite
- Beber muita água
- Emagrecimento rápido
- Urina clara e frequente
LEIA TAMBÉM: https://comvet.com.br/campanha-marco-amarelo-reforca-atencao-sobre-as-doencas-renais-em-caes-e-gatos/
Incontinência urinária
Os cães em fase idosa, acabam sendo os mais afetados pelo problema. A incontinência urinária acontece quando o animal perde o controle da bexiga e muitas vezes, mesmo sendo treinado, acaba deixando escapar pequenos vazamentos. Vale ressaltar que é uma ação completamente involuntária.
Identificar as causas é um passo importante na hora de buscar o tratamento mais adequado. Entre as principais estão:
- Infecção urinária
- Alguns medicamentos
- Problemas da próstata
- Fraqueza no esfíncter ou fraqueza no colo da bexiga
- Outras doenças, como diabetes e insuficiência renal
- Lesão ou degeneração da medula espinhal (mais comum em pastores alemães)
Problemas de tireóide
O hipotireodismo pode também acarretar nos animais de estimação. A doença autoimune se manifesta quando a glândula tireóide provoca a redução na produção de hormônios.
Alguns sinais podem te ajudar a identificar o problema e procurar um tratamento para seu pet, são eles:
- Intolerância ao frio
- Problemas de pele
- Apatia e falta de disposição
- Aumento do peso e consequentemente obesidade
Vírus da imunodeficiência canina (FIV)
A FIV pode ser comparada com o HIV, a doença deixa o sistema imune dos gatos bem debilitado e dificulta o organismo a combater infecções. Na fase latente a doença é assintomática, porém na fase aguda eles apresentam os seguintes sinais:
- Febre
- Anorexia
- Linfadenopatia (aumento dos nódulos linfáticos)
LEIA TAMBÉM: https://comvet.com.br/saude-dos-gatos-a-importancia-da-vacinacao-na-prevencao-de-doencas/
Gripe
A gripe é uma doença infecciosa viral que atinge milhões de pessoas por ano, no entanto ela não é uma doença exclusiva de humanos, pois pode atingir seu cão ou gato. A atenção é ainda maior, porque se não tratada corretamente ela pode evoluir para um quadro de pneumonia.
Você precisa estar atendo aos seguintes sintomas:
- Febre
- Desidratação
- Latidos roucos
- Perda de apetite
- Tosse persistente
- Dificuldade para respirar;
- Secreções e corrimentos nasais
- Em casos mais graves, o animal pode ficar com a boca e língua azuladas, o que caracteriza a falta de oxigênio no sangue.
Câncer
Câncer é a doença que provoca o crescimento desordenado de células, elas por sua vez invadem órgãos e tecidos, manifestando os chamados tumores malignos.
Os sintomas variam muito de acordo com o estágio do tumor, mas é importantíssimo que você fique atento aos seguintes sinais:
- Tosse
- Vômitos
- Diarréia
- Perda de apetite
- Emagrecimento
- Urinar com dificuldade
- Até mudança de comportamento
Algumas doenças possuem sintomas muito parecidos e isso pode gerar dúvidas em algumas pessoas quanto à gravidade do problema. Portanto, recomendamos que o tutor esteja sempre atento e mantenha o acompanhamento do pet a um veterinário em dia. Assim, alguns problemas podem ser evitados e outros tratados antes que a situação fique grave e coloque a vida do animal em risco.
LEIA TAMBÉM: Saiba a importância de investir em um plano de saúde para seu pet https://comvet.com.br/dica-infalivel-para-voce-garantir-a-protecao-que-seu-pet-precisa/
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário