Quando falamos sobre a importância de manter um acompanhamento veterinário ao seu pet e cuidar também para que a higiene esteja sempre em dia, falamos sobre a preservação de bactérias, parasitas e vírus que se instalam em corpos vulneráveis.
Existem algumas doenças que são facilmente transmitidas dos pets para seus tutores através de lambidas, mordidas e por meio de agentes infecciosos em suas fezes. As mais comuns são: raiva, micose, larva migrans e leptospirose.
Raiva
É uma doença transmitida por vírus, que normalmente estão presentes na saliva do cachorro e são passadas através das mordidas. Além dos cães, os gatos, morcegos e guaxinins também podem ser agentes transmissores.
A raiva humana compromete o sistema nervoso da vítima. Suas manifestações são através de espasmos musculares, salivação intensa e irritabilidade.
Como agir: Lave bem o local mordido pelo cachorro e procure imediatamente um pronto socorro, pois é necessário receber uma vacina contra a raiva e realizar o tratamento adequado.
Micose
Já a micose é causada por fungos e é transmitida através do contato direto com o pêlo do animal infectado. Seus sintomas são: manchas avermelhadas na pele e coceira intensa.
Como agir: Quando observar esses sintomas, o ideal é procurar um médico especialista, para que assim seja iniciado o tratamento com antifúngico.
Larva Migrans
A doença de larva migrans é caracterizada pela presença de larvas no organismo. Elas penetram a pele e provocam sintomas que variam de região para região. Elas são comuns em locais com ocorrências de fezes de cães, como em: praias, parques e jardins.
Os principais sintomas desta infecção por larva migrans são: feridas em forma de caminhos, febre, dor abdominal, tosse e dificuldade para enxergar.
Como agir: É fundamental evitar andar descalço nesses ambientes citados acima. Além de oferecer um acompanhamento periódico ao veterinário para que o seu cão seja desparasitado. Além disso, se observar os sintomas, procure um médico para receber o tratamento para combater a infecção.
Leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria encontrada na urina e nas fezes de animais, como: ratos, gatos e cachorros. Seus principais sintomas são: dor nas pernas, no corpo, dor de cabeça e comprometimento do fígado.
Como agir: Caso identifique a contaminação, é importante procurar um médico com urgência para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento com antibiótico.
Saiba como evitar a transmissão dessas doenças
Além de você oferecer um acompanhamento regular ao médico veterinário, os seguintes cuidados podem ajudar a evitar a propagação dessas doenças. Confira:
- Mantenhas os cuidados básicos em dia
- Mantenha o ambiente que ele fica limpo
- Importante oferecer as vacinas recomendadas
- Banho no cão, por pelos menos duas vezes ao mês
- Observar as alterações no pêlo, pele ou comportamento
- Desparasitação intestinal a cada 6 meses pode ser fundamental
- Aplique sempre que necessário remédio para pulgas e carrapatos
- Adquira a prática de lavar as mãos com água e sabão após contato com o animal
- Evite que o animal lamba as suas feridas ou boca e tenha cuidado quando for manusear as fezes dele
Todo cuidado é fundamental para manter a saúde e bem estar do seu companheiro peludo e preservar também a sua saúde como tutor. Neste caso, reforçamos a importância de investir em um Plano de Saúde Pet como a Comvet para ter mais segurança e garantia de um acompanhamento de qualidade diante a necessidade.
Faça a melhor escolha para você e para o seu bichinho, confie em quem trabalha para oferecer os cuidados necessários e o suporte que ele precisa. Entre em contato conosco e confira os planos disponíveis!
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Comment (1)
Eu perguntei porque meu tem uma casal de cachorro e pareceu no corpo dele mancha igual cobreiro.eu falou wue o cachorro dormi com ele