Você sabia que seu pet também pode sofrer com problemas de visão? Além disso, algumas doenças comuns em humanos, também podem acarretar seu bichinho. Portanto, é super necessário conhecer os principais sinais e buscar ajuda de um veterinário para realizar um tratamento adequado.
Cães da raça: Lhasa, pequinês, pug, maltês, bulldog e shih-tzu são mais suscetíveis a problemas de visão.
Como identificar se meu pet está com algum problema de visão?
A visão é um dos sentidos importantes para o bem estar do animal e assim como já abordamos em outras matérias aqui é essencial observar o seu parceiro e buscar uma ajuda profissional caso note alguma mudança na aparência ou comportamento, afinal isso pode contribuir muito com uma boa recuperação.
Segundo os especialistas os seguintes sinais devem ser percebidos pelo tutor:
- Piscadelas
- Opacificação dos olhos
- Excesso de secreção ocular
- Vermelhidão em excesso na esclera (branco do olho)
- Incômodo visual e tentativas de coçar os olhos com as patas
- Esfregar os olhos no chão, tapetes, móveis e outros objetos do ambiente
Quando o problema está relacionado a perda de visão, o animal pode apresentar os seguintes comportamentos:
- Estresse e depressão
- Dificuldade de locomoção
- Esbarrar em móveis, quinas e paredes
- Uns ficam acuados e outros demonstram irritabilidade frequente
Conheça as doenças oculares mais comuns em cães
Glaucoma
Também chamado de hipertensão ocular. É caracterizado por conta do aumento da pressão intraocular que acarreta o nervo. Se não for tratada imediatamente pode causar danos na retina do animal, levando-o à cegueira.
Seus principais sinais são: inflamação e aumento do globo ocular.
Catarata
É a principal doença responsável por causar cegueira em cães. É adquirida normalmente por herança genética e começa com uma opacidade na íris (parte colorida) dos olhos. Muitos animais apresentam os sinais a partir dos 6 anos (cães grandes e gigantescos) e aos 9 anos (cães médios e pequenos).
Além do fator genético , a catarata pode se desenvolver por consequência de diabetes. Normalmente o tratamento é feito através de cirurgia.
Úlcera de córnea
É provocada por traumas e pelo posicionamento dos cílios que agridem a superfície dos olhos causando lesões. A doença se caracteriza por feridas na córnea, secreção e coceiras intensas.
Os ferimentos devem ser tratados desde o momento que forem identificados, até a cicatrização total.
Olho seco
Ocorre através da diminuição na produção pela glândula lacrimal. Normalmente ocorre por conta da alteração auto imune da glândula. A doença não possui cura e o tratamento deve ser aplicado durante toda a vida do cão, através da administração de colírio.
Conjuntivite
Lacrimejamento acompanhado por uma vermelhidão nos olhos, a doença é provocada por um vírus e traz muitos incômodos ao animal, com o surgimento de secreção e coceira.
Os gatos também estão suscetíveis a essas doenças acima citadas, além delas, no caso deles também pode ocorrer: Uveíte e Terçol.
A melhor forma de prevenir que seu pet sofra com algumas dessas doenças é manter um acompanhamento frequente ao médico veterinário. Pois através dos check-ups os problemas podem ser identificados em seu início e tratados adequadamente. O diagnóstico precoce auxilia no bem estar e nos cuidados com seu cão ou gato.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário