A pandemia mudou muito a rotina das pessoas e consequentemente a rotina dos pets também. Fomos motivados a reaprender a viver e tivemos que fazer algumas adaptações para tornar a rotina mais produtiva, com todas as restrições.
Assim, para evitar o acúmulo de estresse pela falta de movimentação, passeios e brincadeiras do lado de fora, o enriquecimento do ambiente veio como uma das soluções para entreter o animalzinho dentro de casa.
E agora que estamos bem mais flexíveis em relação ao vírus, não dá pra descartar a importância de um ambiente rico para a rotina do companheiro peludo.
Leia também: Pandemia: como identificar os efeitos e entreter seu pet dentro de casa
Usar objetos de forma estratégica em casa, pode ajudar a deixar o ambiente mais atrativo para o seu cão/gato. Afinal, por uma questão ancestral o seu pet precisa responder a estímulos que ele encontraria na natureza.
Os estímulos desenvolvidos, através dos objetos, proporcionarão ao seu melhor amigo peludo bem-estar, deixando-o mais tranquilo e menos entediado. =
Enriquecendo o ambiente para cachorros
Para o seu cão, você pode investir em:
Brinquedos interativos, pois eles ajudam a entreter e divertir. As opções em que você pode rechear com ração e petiscos pode ser uma ótima aposta, já que estimula o sentido de caça. Brinquedos que emitem sons, possuem texturas e cheiros diferentes são boas apostas.
Se você não pode investir nesses brinquedos, ainda pode usar a criatividade para esconder ração e petiscos pela casa. Assim, seu cão passará um tempo procurando e aguçando os instintos. O importante é começar com locais óbvios e fáceis, quando ele for se acostumando, inclua obstáculos, como: locais mais altos, esconder em caixas de papelão.
Em dias quentes, uma ótima ideia é esconder petiscos dentro de cubos de gelo. Pois, além de refrescar seu companheiro, torna a busca pelo petisco mais divertida.
Enriquecendo o ambiente para gatos
No caso dos felinos, a tarefa é diferente, pois eles precisam de um pouco mais de interação já que estão sempre em movimento e desbravando os cantos da casa.
Os arranhadores são uma ótima aposta, pois eles ajudarão o seu gato a desestressar, mantém as unhas aparadas e ainda evita que as vítimas dos arranhões sejam os móveis da casa.
Fixar nichos na parede é sempre um bom investimento, afinal os gatos adoram ficar em lugares altos e escalar. Além disso, os nichos conectam o seu gato com o instinto de caça.
As fontes de água também valem a pena serem inseridas no ambiente, além de ser divertido, elas estimulam o seu gato a manter-se sempre hidratado, já que a água corrente prende a atenção deles.
Essas são as dicas básicas, mas essenciais para você iniciar o enriquecimento do ambiente. Hoje em dia no mercado pet existem inúmeras opções e projetos. Vale a pena dar uma conferida e investir, você irá notar a diferença na convivência e no comportamento do animal.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário