Que os animais deram um grande salto do quintal para a cama dos tutores já não é novidade, mas isso ainda gera dúvidas para os tutores sobre a qualidade de sono e sobre questões de saúde.
Dormir com o seu pet na cama, realmente, pode trazer benefícios para ambos, o ato pode ser uma terapia que mantém os tutores relaxados e os pets mais seguros. Porém, exige cuidados fundamentais para uma boa noite de sono.
O tutor precisa estar atento aos movimentos bruscos, pois podem acabar derrubando o pet da cama e no caso dos filhotes, pode sufocar ou esmagá-los com viradas radicais de posição enquanto dorme.
Uma boa alternativa, caso você tenha um sono agitado, é acostumá-lo em uma caminha ao lado da sua. Assim você evita riscos, acidentes e mantém seu bichinho por perto. Outra dica, é acostumar o animal a dormir nos pés da cama ou em uma posição confortável para ambos.
Higienização diária
Limpar as patinhas do pet antes de deitar é indispensável, ainda mais se ele passear por locais abertos durante o dia. Manter a rotina de banho e tosa também é necessário para que o pet divida a cama contigo.
Pets filhotes
As primeiras noites com o novo companheiro peludo podem ser um pouco conturbadas, já que o animal pode estranhar a casa, ficar mais agitado e miar/latir muito. Essa chegada exige uma atenção maior, mas é preciso que o peludo passe por um check-up com um médico veterinário antes de dividirem a cama.
A saúde do pet precisa estar em dia, isso inclui manter o calendário de vacinação atualizado e a rotina de vermifugação. Caso observe que o animal está apresentando alguma alteração procure um veterinário e consulte sobre a influência de dormir com o pet nestes casos.
Crianças e os pets
Uma pesquisa realizada na Finlândia envolvendo 397 crianças de dois meses a um ano, comprovou que conviver com cachorros durante o primeiro ano de vida fortalece o sistema imunológico da criança. Assim, bebês que convivem com cães e gatos possuem menos chances de manifestar infecções nos ouvidos ou problemas respiratórios.
Leia também: Bebê x Pets: Saiba como introduzir uma relação saudável
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário