Você provavelmente já ouviu falar sobre a Doença de Chagas. Ela acomete milhares de pessoas por todo o mundo e o motivo de estarmos falando sobre ela hoje, é que ela também pode atingir o seu pet.
O responsável pela transmissão é o Trypanosoma Cruzi, um protozoário que usa como canal insetos “barbeiros” ou “chupões”, como são conhecidos. Mas, ela só ocorre quando esses insetos picam os animais para se alimentar de sangue e defecam no local, contaminando assim.
A infecção em cães também pode ocorrer via oral ou por ingestão. Apesar de serem menos prováveis, as vias transplacentárias e por amamentação também são meios.
Consequências ela apresenta e sintomas
Os parasitas causam sérios danos às células do miocárdio do animal e reações imunomediadas. Manifesta assim a cardiopatia no cão, doença que atinge o músculo cardíaco e causa alterações na função do coração.
Entre os seus sinais, nos casos agudos, temos:
- Febre;
- Vermelhidão;
- Inchaço nos olhos;
- Hepatoesplenomegalia;
- Linfonodos aumentados;
- Miocardite e a meningoencefalite.
Na fase crônica os sintomas apresentados diferem um pouco:
- Síncope;
- Fraqueza;
- Intolerância a exercícios;
- Morte súbita.
O diagnóstico envolve processos como: um exame clínico completo, pesquisa hematológica do parasita, raio-x, diagnóstico sorológico e eletrocardiograma. A doença tem tratamento feito a partir de medicamentos administrados segundo orientação do médico veterinário da sua confiança.
A prevenção é fundamental para evitar a contaminação do seu cãozinho. A melhor forma de executá-la é realizar a manutenção e higiene da casa para eliminar os principais vetores de contaminação.
Invista em um Plano de Saúde Pet que te oferece assistência 24 horas. Com a Comvet você cuida daqueles que estão sempre te acompanhando em todos os momentos da vida. Dê amor, carinho, de sustento, mas também dê segurança! Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e invista no bem-estar do seu pet.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 25 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário