Nos últimos dias experimentamos uma prévia do que será o inverno deste ano e a baixa das temperaturas sempre levantam alerta relevantes para preservar a saúde e a qualidade de vida dos nossos animais de estimação.
Apesar de os cães serem revestidos por pelos, e isso contribuir para proteger eles das intempéries climáticas, algumas partes do corpo ainda ficam desprotegidas e necessitam de cuidados, como no caso do focinho.
Além de indicar desidratação, o focinho ressecado pode servir de alerta para alguma doença em desenvolvimento e indicar que o animal esteja sofrendo com dores. Portanto, é indispensável identificar quanto antes e levado a um médico veterinário da sua confiança.
Você pode oferecer alguns cuidados em casa que podem ajudar o animal na recuperação como:
Hidratação em dia
Mantenha o seu recipiente de água sempre cheio e fresco. Além de investir na água para seu pet, é recomendado usar produtos como o D-Pantol, fonte de vitamina B5, pois eles atraem e retém a umidade, deixando a região hidratada.
Alimentação
Investir em alimentos ricos em potássio, magnésio, zinco e ferro como a aveia pode contribuir com a hidratação da epiderme, a camada superficial da pele e ajudar a fortalecer a barreira cutânea do animal, sem contar que tem efeito calmante para as peles sensíveis.
Ambiente sempre limpo
Um dos principais fatores para manter o bem-estar do seu pet é um ambiente limpo, bem arejado e longe do mofo. Manter esses cuidados contribuem para evitar o ressecamento do focinho também.
Roupinhas quentes
No frio, é indispensável preparar casinhas quentinhas e roupinhas para proteger o animal das baixas temperaturas.
E não se esqueça de evitar produtos como talco e sabonetes no focinho dos animais, pois eles podem desencadear irritações ou agravar os problemas.
No inverno a atenção deve ser ainda mais redobrada, proteja seu cãozinho e garanta o conforto que ele merece e precisa para estar protegido e saudável.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 25 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário