Você já se perguntou se os gatos reconhecem o nome? Ou se eles sabem quando você está chamando?
De acordo com um estudo publicado pela Scientific Reports, sim, os gatos reconhecem seus próprios nomes, porém só atendem aos chamados dos tutores quando desejam. A conclusão foi alcançada por cientistas japoneses após testes com felinos de raças, sexos e idades diferentes.
No estudo, os pesquisadores observaram por três anos o comportamento de 77 gatos. Entre fêmeas e machos, com raças mistas e idade entre seis meses a 17 anos. Todos viviam com seres humanos.
Nos testes utilizaram o nome do animal, junto a quatro substantivos com sonoridade parecida. Foram gravadas cinco palavras com a voz do tutor e com a voz do cientista. Às quatro primeiras eram os substantivos similares e a última o nome. Escutando o som, o gato apresentava sinais de reação apenas ao ouvir seu nome, como: levantar a orelha ou a cabeça, concluindo então, que os gatos reconhecem o nome sim.
Além disso, através da pesquisa foi possível identificar que os felinos possuem mais facilidade de reconhecer nomes com a letra “i”. Eles respondem com naturalidade a sons de alta frequência e isso explica a grande atração por cantos de pássaros, que inclusive despertam seus instintos de caça.
Entenda como os felinos interagem
Os felinos, diferente dos cães, possuem baixa motivação para interação com humanos. Eles vão fazer isso apenas quando quiserem. Portanto, quando seu gatinho manifestar interesse, interaja com ele. Apesar de eles não demonstrarem suas habilidades, eles têm sim, capacidade para nos entender.
Caso você procure fazer com que seu pet entenda qual é o nome dele mais rápido, basta oferecer uma recompensa logo após chamá-lo. E não se preocupe, animais adotados também podem reconhecer os seus novos nomes. Mas, sempre evite pronunciar o nome do seu felino em situações negativas.
Os cientistas seguem com os estudos, afinal por serem domesticados mais tarde, os gatos acabaram sendo pouco analisados em quesito comportamento animal. Essas pesquisas podem ajudar a entender a relação deles com os seres humanos, que inclusive aumentam a cada ano.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário