Apesar de ser uma patologia comum entre os humanos, o glaucoma também pode acometer os pets. Sendo uma das doenças oculares mais comuns no mundo animal, ela merece atenção e cuidado, pois pode ter como consequência a cegueira.
Os olhos possuem um líquido chamado “humor aquoso”, ele é responsável por manter a pressão dos olhos. Este líquido é produzido e eliminado diariamente e essa função garante o bom funcionamento do órgão ocular.
No momento em que o processo é interrompido, ocorre um aumento na pressão ocular e isso provoca danos à estrutura dos olhos. Quando há um aumento na pressão, há um aumento no fluxo sanguíneo e causa lesões degenerativas na retina e nervo óptico.
As principais causas do glaucoma em cães
A principal causa é a hereditária, ligada a raças específicas. Como secundária, tem o fator que impede a drenagem líquido intraocular, nos quais tem as seguintes condições: idade, pressão sanguínea, uso de fármacos e a inflamação ocular.
Sintomas mais comuns da patologia
- Desorientação;
- Falta de apetite;
- Cegueira aguda;
- Lacrimejar excessivo;
- Piscadas em excesso;
- Vermelhidão nos olhos;
- Inchaço no globo ocular;
- Nebulosidade nos olhos;
- Córnea com mancha opaca;
- Pupilas ligeiramente dilatadas;
- Sinais de desconforto na região da cabeça.
Como é identificado e o tratamento
Antes de tudo é importante ressaltar a necessidade do acompanhamento periódico ao médico veterinário, assim qualquer alteração e sintoma pode ser identificado e feito diagnóstico precoce.
O diagnóstico do glaucoma é feito por um veterinário e envolve anamnese, com atenção especial ao histórico clínico do animal e sua questão hereditária. Além disso, são feitos exames como tonometria, para medir a pressão intraocular; oftalmoscopia para analisar o fundo do olho e gonioscopia que avalia o ângulo de drenagem.
Já após a análise e diagnóstico o tratamento será passado a partir de cada caso e varia de animal para animal. De modo geral, envolvem o uso de colírios para controlar pressão intraocular, analgésicos e em outra abordagem, procedimentos cirúrgicos.
O glaucoma é uma doença séria, que pode acarretar em consequências irreversíveis ao animal caso não seja feito um tratamento adequado. Esteja sempre atento aos sintomas citados acima e caso identifique algum deles, procure imediatamente um médico veterinário.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 25 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário