Você conclui que o seu bichano não está mais comendo a ração com aquela vontade que comia e decide, simplesmente, introduzir comidas naturais na alimentação dele, mas sem qualquer instrução profissional.
Se identificou com esse cenário? Então você precisa ler essa matéria urgente!
Uma alimentação balanceada para os gatos é composta por: proteína, gordura e carboidrato. A ração é indicada porque contém todos os ingredientes necessários para a saúde do animal. Substituí-las pelas dietas naturais, só deve ser feita com o acompanhamento e a orientação de um médico veterinário especialista.
Diferenças entre os tipos de ração
Temos no mercado infinitas possibilidades de rações para o pet, desde sabor, tamanho, formato e textura. Entenda quais são as principais diferenças entre as rações úmidas e as secas:
Ração úmida
Os famosos sachês, oferecem uma quantidade de água maior aos bichanos e isso é um grande benefício já que os gatos não possuem muita disposição para beber água. Apesar de ser mais saborosa, a ração úmida é mais cara e não contribui com a prevenção de tártaro, afinal após abertas as embalagens o consumo precisa ser instantâneo.
Ração seca
Por ter menos água, ela tem um percentual de nutrientes maior que a úmida. Ela contribui com a prevenção de tártaro pois ao mastigar os grãos ele trabalha a limpeza dos dentes. O principal ponto fraco da ração seca é que ela não estimula o consumo de água e isso pode contribuir com o desenvolvimento de problemas renais aos felinos.
Você está alimentando seu gato corretamente?
Trouxemos aqui algumas dicas e pontos importantes para considerar uma alimentação de qualidade para o seu pet:
Não deixe a ração exposta
Em contato com o oxigênio, ela forma uma gordura ruim e isso dificulta a absorção dos nutrientes necessários.
Escolha comedouro e bebedouro de inox
O inox não possui poros e isso facilita a higienização, além de impedir a proliferação de doenças.
Deixe em um local aconchegante
O local em que você deixa o pote de comida do gato, influencia diretamente no apetite dele.
Invista em ração de qualidade
A alimentação influencia diretamente na saúde e na pelagem do animal.
Proteínas na gestação
No período de gestação, após o segundo mês, as fêmeas necessitam de um nível de proteína maior. A carência e o excesso podem prejudicar a saúde do pet, por isso sempre reforçamos a importância de um acompanhamento veterinário.
Invista em um Plano de Saúde Pet que te oferece assistência 24 horas! Com a Comvet você cuida daqueles que estão sempre te acompanhando em todos os momentos da vida. Dê amor, carinho, de sustento, mas também dê segurança! Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e invista no bem-estar do seu pet.
Gabriela Nascimento
Jornalista, 25 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário