Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que no Brasil tem mais cachorros do que crianças. Agora que os animais já viraram parte da família isso a gente já está por dentro e como integrantes fiéis, vale tomar todos os cuidados necessários na hora de passear de carro com ele.
Pensando nisso, separamos todas as informações que você precisa levar em consideração, confira.
Afinal, pode ou não transportar o animal no carro?
Sim, pode! O transporte de animais de estimação em veículos é permitido pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), porém, é importante ter cautela e tomar uma série de precauções para garantir conforto e segurança ao animal.
Assim como nós humanos corremos riscos se não usarmos cinto de segurança, o animal solto no carro pode sofrer uma queda pela janela, distrair o motorista ou até se machucar em impactos inesperados.
Segundo o art. 257 do CTB é proibido transportar pessoas, animais ou volumes à esquerda do condutor, entre seus braços ou suas pernas. Fazer isso, inclusive, gera uma multa de trânsito em natureza média, com um valor de R$130,16 e 4 pontos na CNH (Carteira Nacional e Habilitação.
Além disso, o art. 235 do CTB proíbe o transporte de animais dentro de bagageiros ou na parte externa do veículo, isso serve para pessoas também. A infração é de natureza grave, sendo 5 pontos na CNH, uma multa de R$195,23 e o carro é retido para transbordo.
Importante ressaltar que a lei não estipula um número de animais, mas use sempre o bom senso.
Opções de transporte adequadas para animais
Cinto de segurança para cachorros de 5 a 50 kg
Ele envolve o peito, costas e ombros do animal e sua principal função é absorver impactos em casos de acidente.
Grade divisória dentro do veículo
Indicada para animais com porte acima de 25 kg que não se adaptam ao cinto de segurança canino, ela afasta os passageiros do pet.
Caixa de transporte
Indicada para animais até 50 kg e acaba sendo a opção mais utilizada pelos tutores.
Lembre-se sempre: ser cauteloso nos passeios pode evitar multas e preservar o bem estar e a segurança do seu animal, portanto todo cuidado é pouco e merece atenção!
Gabriela Nascimento
Jornalista, 24 anos, apreciadora de novas experiências e apaixonada por comunicação. Amo escrever e transmitir conhecimentos através disso. A escrita sempre me acompanhou, até antes de iniciar na trajetória no Jornalismo. Eu espero promover boas leituras pra você e auxiliar em sua convivência e cuidado com seu pet.
Deixe um comentário